Ao que acrescento: “Se você mentir para si mesma sobre seus próprios desejos, você será morta por aqueles que irão afirmar que você será para sempre uma vítima.”
Com alegria convido vocês para este curso elaborado com muito cuidado em parceria com Lívia Santiago. O curso terá duração de 5 semanas, às segundas, das 20hs às 22hs. O início será em 15/05 e o término em 19/06.
O masoquismo em Freud, Ferenczi e Winnicott foi objeto de estudo de meu doutorado no IP-USP (as pistas estão no meu livro), para pensar no problema da submissão ao analista na clínica.
Depois, em 2018, ‘Sacher-Masoch: o frio e o cruel’, de Deleuze, foi tema de um grupo de estudos em Curitiba, conversando com o livro ‘Deleuze e a psicanálise’ de Monique David-Ménard e com a leitura de ‘A Vênus das Peles’, de Sacher-Masoch, realizado no Espaço Clínica Umanita.
Agora, o tema ressurge em intersecção da psicanálise com as teorias feministas. Lívia tem estrada e leitura aprofundada nas teorias feministas e também na psicanálise, pesquisar com ela traz abertura para outras perspectivas!
Como é de costume, neste curso, a minha tarefa é pensar em como toda essa discussão impacta no dia-a-dia do manejo clínico e direção de tratamento na análise de mulheres, e também nos caminhos de formação das analistas. O chão de fábrica da psicanálise.
Se você se interessou por assistir esse curso, entre em contato com o @gepefonline pelo Instagram.